MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS

QUANDO EM SOBRESSALTO

Em certas ocasiões na vida encontramo-nos sobressaltados, alarmados, pasmados perante acontecimentos que nos apresentam diante de nós. Temos inúmeros exemplos na Bíblia onde podemos ser encorajados e aprender.

Jeosafá, rei de Judá, recebeu a noticia que três reinos e seus exércitos vinham contra ele. Uma grande multidão dos seus inimigos se acampara para o atacar. Jeosafá, sobressaltado, recorreu a Deus e convocou o povo todo, homens, mulheres e crianças para buscarem a Deus. Ele orou a Deus em voz alta diante do povo:

“Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir… Porventura, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel… Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.” 1

Deus lhe respondeu e disse que não temessem pois eles não necessitariam ir à peleja. Esta batalha seria completamente pela conta do exército de Deus. Eles que apenas tomassem posição e ficassem parados a ver a salvação que Deus lhes daria. Nisto eles todos adoraram e louvaram a Deus.

Jeosafá colocou a marchar, na frente do seu exército, cantores e musicos para louvarem a Deus. Estes iam dizendo: ‘Rendei graças ao Senhor porque a sua misericórdia dura pra sempre…’ Assim que eles começaram a dar louvores, Deus fez com que os dois exércitos se virassem contra o terceiro e depois de destruído virou os dois exercitos um contra o outro e se destruiram a si próprios e assim Deus livrou o rei de Judá e todo o seu povo.

Há aqui 4 passos a tomar quando nos encontramos em situações maiores que nós, onde não sabemos o que fazer e onde não temos capacidade para resolver:

1- Recorre a Deus com o teu problema e pede-lhe ajuda

2- Põe o teu foco em Deus e não no teu problema

3- Lembra-te das bênçãos que Deus te trouxe no passado e como Ele te socorreu

4- Louva-o com cânticos, adora-o, e fá-la em fé, do livramento que Deus te trará

“Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.” 2

Oração: Senhor Deus dos Exércitos, quem poderá se levantar contra Ti, contra os teus desígnios? Tu és o Deus Altíssimo, Deus Forte, o Deus Todo Poderoso! O Teu Amor por mim é maior do que eu posso compreender. Eu venho recorrer a Ti Deus Pai com as minhas batalhas, vem intervir, sê Senhor em todas as minhas circunstancias, em nome de Jesus, Ámen.

12 Crónicas 20; 2Isaias 41:13 RA

Medita na Graça de Deus – Amélia Moinheiro