MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS
PENSAMENTOS … de onde vêm?
Se nos perguntarem ‘de onde originam os nossos pensamentos?’, se respondermos sem pensar, facilmente diremos ‘da mente’… Mas será mesmo que os nossos pensamentos originam na nossa mente?
Se analisarmos melhor, veremos que os nossos pensamentos não originam na nossa mente mas sim de uma fonte externa do nosso corpo e apenas quando alcança o cérebro é que esses pensamentos começam a ser processados e a serem decifrados.
O significado de mente é: ‘o elemento de uma pessoa que o habilita a estar consciente do mundo e das suas experiências, o pensar.’
Para melhor entendermos de onde procedem os pensamentos, precisamos reverter à nossa origem, isto é, ao nosso Criador, DEUS. Foi Ele que criou a nossa mente e ela não foi designada para ser invadida com informação negativa, vírus, filosofias da criação do homem…. pois resultam em “System error” – “Operação erro”.
Se pensar ‘Porque será que os pensamentos não originam antes em nós?’ responderia assim: “Se os pensamentos originassem em nós, então não teríamos sido criados seres com livre arbítrio, mas antes, cada um de nós teria sido programado com ‘software’ (pensamentos), tal como um robô”. Para justificar isto, veja o cenário da criação do homem:
Deus disse ao homem para comer de toda a arvore menos de uma. A serpente (o diabo) disse ao homem para comer da arvore proibida pois lhe daria conhecimento do bem e do mal. De ambas as fontes externas de informação e que passaram pelo cérebro foram processadas pelo homem e por sua livre escolha, e para nossa ‘desgraça’, eles escolheram e processaram o pensamento e ação errada!
Se os nossos pensamentos vêm de uma fonte externa…
COMO ENTÃO MELHOR GERIR A NOSSA MENTE?
Gastamos tanta energia em procurar soluções em volta da nossa mente, na farmácia, em psicólogos, psiquiatras, neurologistas. Todos estes nos trazem algum alivio, uma momentânea solução para a depressão, o stress, a ansiedade do nosso dia a dia, mas será que podemos gerir a nossa mente melhor?
A pergunta a fazer é:
‘Que tipo de pensamentos é que estamos a alimentar a nossa mente?’
‘De que fonte externa é que os estamos a contemplar e seleccionar?’
… continua
Faz esta oração: “Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos”. “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” Salmos 139:23 e 19: 14.
Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC