MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS
O PECADOR QUE FOI JUSTIFICADO
“Sabemos que o homem não é justificado pelas obras da Lei, mas pela fé em Jesus Cristo”. Gálatas 2:16
Jesus quando falava, utilizava muitas ilustrações de tal forma que sua mensagem era simples, clara e direta. Ele não veio com discursos eloquentes, como muitos, procurando impressionar os seus ouvintes com o seu elevado nível cultural. Certo dia, Jesus contou uma parábola a algumas pessoas que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: “Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens:
ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.
Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho”.
Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia:
“Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador”. Lucas 18:10-14
Jesus disse que o pecador saiu para sua casa justificado mas o fariseu não. Será que Jesus não iria levar em conta todas as boas obras que o fariseu fizera, o cumprimento da lei e dos mandamentos, seu sacrifício duas vezes por semana jejuando? Como pode ser que a oração de um homem conhecedor e cumpridor dos mandamentos não é ouvida e a do pecador é? Que fez o pecador para merecer ser ouvido e o fariseu não? Nem um nem outro fizeram obras para merecerem serem justificados pela graça de Deus.
Observemos a diferença:
O fariseu:
- Estava confiante e orgulhoso na sua capacidade de cumprir os mandamentos
- Achava-se melhor que os outros homens que eram pecadores
- Veio se justificar diante de Deus,
- Saiu sem ser justificado
O pecador :
- Veio humilde diante de Deus
- Reconheceu sua condição de pecador
- Colocou a sua confiança na misericórdia de Deus
- Saiu justificado
Caro leitor, Jesus não veio abolir a prática das boas obras nem a lei de Deus, mas Ele veio nos justificar pela pratica das Suas obras, pelo cumprimento da lei de Deus sendo crucificado, morrendo em nosso lugar e ressuscitando ao terceiro dia. Nós portanto somos justificados pela fé n’Ele, em Jesus, e não por nosso mérito.
Oração: Meu Deus e meu Senhor, eu reconheço a minha condição de pecador, reconheço que não tenho como me justificar diante de ti, mas através de Jesus Cristo, eu estou justificado pela obra da redenção, não mais eu, mas Cristo vive em mim. Ámen.
Envia esta meditação a teus familiares e amigos e convida-os a se subscreverem abaixo. Clique “subscrição” grátis
Escrituras da Bíblia Sagrada: Edição Almeida, NIV, Bíblia para todos ed.comum