MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS
MAIS DO QUE COPEIRO DO REI
“Não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força”.
A escritura acima por muito conhecida que seja, se nos perguntarem onde é que se encontra na Bíblia, será no Novo Testamento? No Antigo Testamento, nos Salmos? Assim de repente, poderíamos ficar sem resposta…
Esta escritura apenas se encontra uma vez na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Neemias, o copeiro do rei (8:10). Foi o próprio Neemias, no seu cativeiro, no Reino da Babilónia, após lhe ter sido permitido pelo rei deslocar-se a Jerusalém, e quando enfrentava os maiores desafios, na sua dor e sofrimento, que ele fez tal afirmação e encorajou o povo a ir em frente na alegria do Senhor que seria a força motivadora da sua obra.
Os muros da cidade de Jerusalém encontravam-se derrubados, suas portas queimadas a fogo… a defesa da cidade encontrava-se vulnerável a seus inimigos, o estado da cidade era humilhante. Foi ao saber disto, que Neemias se entristeceu e até chorou, e nisto, clamou a Deus que viesse intervir.
O rei deu permissão a Neemias para reedificar os muros de Jerusalém e concedeu-lhe o tempo necessário de ausência de suas funções como seu copeiro.
A obra de reconstrução foi iniciada, a oposição dos inimigos foi de tal forma, que Neemias deu ordem aos edificadores que com uma mão fizessem o seu trabalho e com a outra segurassem uma arma para defesa . (Neem.4:17)
Neemias servia a um rei terreno, mas o seu coração estava no Deus vivo, o Senhor dos Senhores e os interesses de Deus eram os seus interesses. A nossa função aqui na terra é para alem das nossas ocupações materiais. O nosso propósito é realizarmos as obras de Deus, reconstruirmos os relacionamentos despedaçados, construirmos as defesas ‘os muros’ da família, da Igreja de Jesus Cristo, manter a unidade do corpo de Cristo, curar os enfermos, ajudar os pobres, os órfãos…
Na nossa própria vida, há que orar a Deus para a restauração de nossas emoções, nossa alma, nosso corpo e nosso espírito. A oposição que se levanta contra nós da parte do inimigo, o reino das trevas, só mesmo pode ser combatido na força do nosso Senhor Deus, a ‘unção do óleo da alegria’, o poder do Espírito Santo sobre nós! Essa é a nossa arma.
É pelo sacrifício de Jesus na cruz, o sangue que Ele verteu por nós e em havermos recebido a sua salvação que passamos a ser mais do que copeiro do rei. Ao levantarmos o ‘copo do vinho’ símbolo do seu sangue, somos mais do que vencedores, somos sacerdotes do Deus Altíssimo, servimos o Rei dos reis!
Não deixes ninguém roubar a ‘unção do óleo de alegria’ sobre ti.
(Isaías 61:3-7)
Oração: Senhor Deus e meu Salvador, eu reconheço a obra de Jesus Cristo na cruz por mim, vem me encher com o teu Espírito Santo, vem me ‘ungir com o óleo de alegria’ , pois na alegria e força do teu Espírito, eu posso todas as coisas em Cristo Jesus, o pecado não mais terá poder sobre mim, a vida nova que eu agora vivo, é para ti e na tua força, em nome de Jesus, Ámen.
Escreve-nos e conta-nos o que Deus tem feito por ti, o que estas meditações tem significado para ti. Que Deus te abençoe com porção dobrada.
Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC