Select Page

MEDITAÇÕES  DA  GRAÇA  DE  DEUS

A TUA VITÓRIA VEM PELO ROMPER DA MANHÃ…

“Deus está no meio dela, não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã”. Salmos 46:5

 

Na quarta vigília da noite os discípulos de Jesus encontravam-se num pequeno barco no meio do mar, o vento lhes era contrário e as constantes ondas os atingiam.  Jesus havia se retirado a sós ao monte para orar.  Na hora mais crucial da noite, durante a tempestade, Jesus aparece aos discípulos a andar sobre o mar. Assim que Jesus entrou no barco, o vento cessou.  Mateus 14: 22-32

 

Vemos noutra ocasião onde o povo de Deus encontrava-se no meio do mar, o mar  Vermelho. Deus abrira o mar para eles passarem a seco, mas os seus inimigos, os egípcios, resolveram persegui-los mar a dentro, na ‘vigília da noite’ (a quarta vigília). Nesta hora mais densa da noite, do ataque dos inimigos, Deus se levantou e confundiu o exército egípcio, emperrou-lhes as rodas dos carros para os atrasar na sua perseguição e logo depois ao amanhecer tornou as águas sobre os egípcios e os derrotou.

 

A ‘quarta vigília da noite’ tem algum significado? Que vigília é esta? Nos tempos de Jesus, os Romanos dividiam a noite em quatro vigílias. A primeira vigília das 6:00 às 9:00 da noite, a segunda vigília das 9:00 às 12:00 (meia-noite), a terceira vigília das 12:00 às 3:00 da manhã e a quarta vigília da noite das 3:00 às 6:00 da manhã.

 

Foi na hora mais densa, a quarta vigília da noite que os discípulos enfrentaram o vento contrario no meio do mar.  Foi também na hora mais densa da noite e antes do amanhecer que o maior ataque dos inimigos contra o povo de Deus se deu no mar Vermelho.

 

O ataque do poder das trevas se torna mais ativo e na sua plena força na 3a. vígilia da noite e especialmente na 4a. vigília pois, pelo romper da manha, a misericórdia do Senhor é nova.

 

Foi Jesus que na 3a e 4a vigília da noite orava no monte contra o poder das trevas e que enfrentou o vento contrário no meio do mar. Foi Jesus que na 3a e 4a vigília da noite encontrava-se no Getsemane a vigiar e orar e nesta mesma hora que o maior ataque se deu do poder das trevas e Jesus foi levado preso (Lucas 22:39-46, 47-66) e foi na 4a vigília da noite, que se deu um terramoto antes do amanhecer e JESUS RESSUSCITOU! A vitória se deu! (Mateus 28:2)

 

Na madrugada do primeiro dia da semana, sendo ainda escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro e viu que a pedra fora removida da entrada”. João 20:1   Jesus venceu por ti a tua hora mais densa da noite, a tua maior batalha ou tempestade da tua vida, a tua 4a vigília da noite!  Clama a Deus Pai no nome de Jesus, intercede em oração e no Espírito e Ele te responderá. (Lê Isaías 58:8,9)

 

Oração:  Senhor Deus, na minha maior dor, na minha hora mais densa da noite, eu trago-te… (menciona aqui a tua situação) e eu te peço no nome de Jesus que venhas silenciar os meus inimigos, que o poder das trevas contra mim seja destruído, o vento que me é contrário cesse, e que pelo poder da tua ressurreição eu possa experimentar a tua salvação, a tua cura, a tua libertação no nome de Jesus,  Ámen.

 

Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC