MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS
A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO
“E depois disso, derramarei o meu Espírito sobre todos os povos”. Joel 2:28
Jesus preparou os seus discípulos e lhes disse que convinha que Ele fosse para junto do Pai, pois se Ele não fosse, o Espírito Santo não poderia ser enviado para eles. “Tenho-vos dito isso, estando convosco. O Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, porém, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. João 14:25,26 “No entanto, recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo”. Atos 1:8
Quando é que se deu a descida do Espírito Santo? Após o sacrifício de Jesus haver sido concretizado na cruz, sua ressurreição e ascensão. Foi após Jesus ter sido sentado á direita de Deus Pai, que o Espírito Santo foi enviado. Leia na sua Bíblia Atos 2.
Vemos mais adiante algo relevante na descida do Espírito Santo sobre um grupo específico de pessoas. Um centurião da corte italiana por nome de Cornélio buscava um encontro real com Deus. Numa visão, um anjo lhe apareceu, e disse-lhe que mandasse chamar a Simão que tinha por sobrenome Pedro, e que este lhe diria tudo que ele tinha de fazer.
Não foi permitido aos anjos anunciar ou ensinar a Palavra de Deus, mas sim a todos nós que somos seus discípulos. Assim sucedeu, após Pedro ser chamado, ele iniciou o seu discurso, e a determinada altura da sua palestra, para espanto de Pedro, o Espírito Santo desceu sobre todos os que o ouviam, e estes falavam em línguas estranhas e engrandeciam a Deus!
Se formos analisar quando é que a descida do Espírito Santo se deu na narração de Atos 10, foi quando Pedro disse: “Dele (Jesus), dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome… e dizendo essas palavras, desceu o Espírito Santo sobre eles”. Atos 10:43,44
O Espírito Santo não desceu quando Pedro disse ‘aquele que teme e é justo’ v.35, nem ‘Como Deus ungiu Jesus de Nazaré’ v.38, nem ‘Foi constituído juiz dos vivos e dos mortos’ v. 42, MAS quando disse: “Todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome”v.43
O Espírito Santo já desceu sobre ti? Crês tu em Jesus Cristo e já recebeste o perdão pelos teus pecados no seu nome? Então recebe agora mesmo o Espírito Santo de Deus! O Espírito Santo que te ensinará e lembrará de todas as coisas, que estará contigo como o teu Consolador, o teu Defensor o ‘Parakletos’ (conforme o original grego), que te defenderá contra o acusador, e que te liberta do poder do pecado, O Espírito que é o poder de Deus que precisas na tua vida!
Oração: Deus Pai, eu creio em Jesus e recebo o perdão dos meus pecados, vem derramar o teu Espírito Santo sobre mim, que eu possa falar das grandezas de Deus, vem me encher do poder do teu Espírito ensinando-me e lembrando-me da tua Palavra Viva, vem Espírito Santo de Deus e inunda todo o meu ser, em nome de Jesus, Ámen.
Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC