MEDITAÇÕES  DA  GRAÇA  DE  DEUS

TRATOU AS SUAS FERIDAS COM AZEITE E VINHO

E as nossas dores levou sobre si…”  Isaías 53: 4,5

 

Jesus contou uma parábola (Lucas 10:25-37) de um homem que ia a caminho de Jerusalém a Jericó. Este era o caminho considerado o mais perigoso e conhecido como ‘o caminho de sangue’.  No seu percurso, apenas ocupado nos seus afazeres,  foi surpreendido por assaltantes os quais o roubaram, espancaram-no e deixaram-no como morto, nisto:

 

A ‘Religião’ passou e vendo o homem passou adiante

A ‘Lei’ chegou ao local e passou distante

A ‘Misericórdia’ vinha de viagem e ao vê-lo chegou perto dele:

Enfaixou-lhe as feridas

Colocou azeite e vinho

Levou-o para um lugar seguro para ser cuidado

 

Já te encontraste numa situação onde pelo caminho que percorrias foste de alguma forma assaltado… ? Num relacionamento intimo sentiste-te ‘espancado’ com palavras e ações que te magoaram, numa situação de trabalho ou negócio ficaste sem nada ou a notícia de uma condição médica que te deixou completamente esmorecido.

 

Porque é que foi usado azeite e vinho nas feridas do viajante?  Nos tempos antigos o vinho era utilizado como um desinfetante para limpar as feridas e servia também como analgésico. Depois era colocado o azeite para untar a ferida, devido às propriedades de cura naturais no azeite.

 

Que passagem mais ilustrativa da nossa condição humana!  Nós somos a pessoa que seguia o caminho mais perigoso e que foi assaltada pelas forças do mal. Jesus disse  “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir;  mas eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”. João 10:10  Não foi a religião que nos veio salvar, nem sequer a lei, mas sim Jesus Cristo, na sua misericórdia deu a sua vida por nós.

 

Ele veio ter ao nosso encontro, tratou as nossas feridas;  com o seu sangue (o símbolo do vinho) lavou-nos dos nossos pecados, e com o seu Santo Espírito (o símbolo do azeite)  nos sarou, encheu e nos ungiu na força do seu poder, levou-nos para um lugar seguro onde podemos ser tratados, onde podemos ouvir a sua Palavra e nos juntarmos com outros irmãos em Cristo.

 

Foi Jesus quando na cruz e perto da sua hora de partir, na sua maior dor física por todos nós, vieram-lhe dar vinho (traduzido por vinagre), para atordoar a sua dor, mas Ele rejeitou tal analgésico pois convinha que Ele levasse todas as nossas dores!

 

Oração:      Senhor Deus e Pai, teu Filho Jesus deu sua vida por mim, todas as minhas dores levou sobre si, eu trago-te esta minha dor (diz aqui qual) vem com o teu sangue me purificar e com o teu Espírito me curar desta condição, vem me livrar desta situação que me encontro em nome de Jesus Cristo Ámen.

Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC