GRANDE FÉ
“Tenhamos os olhos postos em Jesus, de quem a nossa fé depende inteiramente.” Heb. 12:2
Já alguma vez disseste a ti próprio ou a alguém, “se eu ao menos tivesse muita fé…”, “Se tivesse muita fé, talvez receberia de Deus o milagre esperado”, ou “falta-me fé…”
Jesus fez menção de alguns personagens, com quem Ele se encontrou, sobre a fé deles, do Centurião de Cafarnaum, que tinha o seu servo doente, Ele disse: “…Ainda não encontrei ninguém com tanta fé.” Mateus 8:10; da mulher cananeia que tinha a filha possessa do demónio, Ele disse: “Ó mulher, grande é a tua fé!” Mat. 15:28, da mulher que tinha uma hemorragia, Ele disse: “Minha filha, a tua fé te salvou; vai em paz.” Marcos 5:34
Todos estes três personagens tem algo em comum. Se for ler na sua Biblia estas três escrituras onde relatam estes acontecimentos, vai ver qual é o fator em comum. Todos estes tinham os seus olhos postos em Jesus para efetuar de acordo com a sua necessidade ou pedido. Eles não tinham os olhos fitos neles próprios com base nas suas obras, se mereciam ou nao, nem nos seus esforços humanos, mas sim na pessoa excecional de Jesus! E isso foi visto por Jesus como ‘tanta fé’, ‘grande fé’, ‘a fé que salvou’!
Por este motivo, o Apóstolo Paulo escreveu aos Hebreus “Tenhamos os olhos postos em Jesus...” É necessário termos os nossos olhos em Jesus, não nas circunstancias à nossa volta, nem nos nossos recursos. Mais adiante, Paulo diz “de quem a nossa fé depende inteiramente”, a nossa fé depende inteiramente em Jesus, não parcialmente… não é uma mistura das nossas obras, ou na base de algum mérito, dependem inteiramente em Jesus!
Quando olhamos para a nossa fé, deixamos de olhar para Jesus e julgamos que não temos fé suficiente, achamos que a nossa fé é fraca; quando olhamos para nós próprios, achamos que não merecemos receber de Deus, ou procuramos fazer alguma promessa, alguma ‘boa obra’ para então em troca, Ele nos dar o milagre desejado. Não é assim que a Bíblia nos ensina, antes para que a nossa fé dependa inteiramente em Jesus! Não há nada que possamos dar em troca.
Certa altura, os discipulos de Jesus iam num barco quando Jesus veio ao encontro deles a andar sobre o mar. O susto foi grande, mas o entusiasmo de Pedro para andar sobre o mar tambem. Enquanto Pedro manteve os seus olhos em Jesus, ele manteve-se no cimo das águas mas na altura que tirou os olhos de Jesus diz “Mas, observando o vento forte, teve medo, e começando a afundar, clamou: Senhor salva-me. Imediatamente Jesus estendeu a mão e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?” Mateus 14:30,31
Sempre que nós colocarmos os nossos olhos nas circunstancias à nossa volta, a nossa saude, o nosso emprego, a nossa dificuldade, a nossa pequena fé, a situação politica, seja qual for o nosso problema, e deixarmos de colocar os nossos olhos em Jesus, de quem a nossa fé depende inteiramente, iremos duvidar, mas se colocarmos os olhos em Jesus, iremos ver cura sobre o nosso corpo, o emprego que nos faltava, o milagre esperado…
Oração: Deus meu e Pai, eu te agradeço pelo teu Filho Jesus, que me perdoou os meus pecados e me salvou. Eu coloco os meus olhos em Jesus de qual a minha fé depende inteiramente, eu trago o meu pedido diante de Ti (menciona a tua necessidade) e eu te agradeço pela tua bençam em nome de JESUS. Ámen.
Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC