Select Page

MEDITAÇÕES  DA  GRAÇA  DE  DEUS

CONVITE AO LUGAR MAIS EXCLUSIVO…

O  ‘Santo dos Santos’  (continua)

Será que este lugar ‘Santo dos Santos’ existe e poderá ser encontrado na nossa esfera de habitação? Tal lugar existe há milénios de anos antes de Cristo, só que o seu acesso encontrava-se, até então,  restrito.

 

Quando Deus retirou o seu povo pela mão de Moisés do Egipto, levou-os pelo deserto e neste longo caminho os equipou para entrarem na terra prometida. Nesta jornada, preparou-lhes uma habitação física para proteção, salvação, abrigo e descanso, o tal e conhecido Tabernáculo ou Tenda da Congregação, onde a Presença de Deus habitava.

 

Esta Tenda da Congregação,  era composta de 3 divisões:

 

  • O Pátio (ou Átrio), era o lado de fora da Tenda, continha:  o altar, onde os sacrifícios pelos pecados eram oferecidos, e a bacia para se lavarem
  • O lugar Santo (ou Santuário), onde os sacerdotes exerciam as suas funções.
  • O lugar “Santo dos Santos”, continha a arca do concerto e onde se encontrava a presença e a Glória de Deus.

 

Sabias que o povo não tinha qualquer acesso ao Santuário, nem ao ‘Santo dos Santos’  nem podiam ver do lado de fora, por este estar vedado por uma cortina exterior para o Pátio, e uma segunda cortina interior para o  ‘Santo dos Santos”?  O povo apenas tinha acesso ao Pátio, o lado de fora da Tenda, onde os sacrifícios pelos pecados eram oferecidos e a lavagem da agua era feita.

 

Unicamente os sacerdotes, após cumprirem os rituais, quer no altar quer na bacia de lavagem, é que podiam entrar no santuário para prosseguirem com os seus deveres.  Apenas o Sumo Sacerdote, e unicamente uma vez no ano, é que tinha acesso ao lugar ‘Santo dos Santos’ e não podia entrar sem o sangue do sacrifício para remissão dos pecados.

 

Ninguém do povo ousava entrar na Tenda, nenhum dos sacerdotes ousavam entrar no lugar Santo dos Santos, nem o Sumo Sacerdote ousava entrar sem o sangue pelos pecados anualmente, pois seria morte certa.

 

Quando Jesus veio dar a sua vida por nós, Ele foi o nosso Sumo Sacerdote, que uma vez por todas, não uma vez por ano,  fez remissão dos nossos pecados, o véu do ‘Santo dos Santos’ foi rasgado, e pela primeira vez, todos nós, os que receberam o perdão e remissão pelos pecados, os que foram lavados pela água do batismo, passaram a ter acesso não só ao Santuário mas ao lugar ‘Santo dos Santos’. Leia na sua Bíblia o que o Apóstolo Paulo escreveu em Hebreus 10:19-25

 

Portanto, irmãos, tendo ousadia para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho… e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus…”

 

Oração: Meu Deus e Pai, é com ousadia que venho junto de tua presença pelo sacrifício de Jesus por mim e a remissão dos meus pecados. Eu venho te adorar e te agradecer por tudo o que fizeste por mim. Vem Senhor e faz em mim a tua vontade. Enche-me com o teu Espírito Santo, em nome de Jesus,  Ámen.

Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC