Select Page

MEDITAÇÕES  DA  GRAÇA  DE  DEUS

OS DOIS HOMENS PECADORES

Já alguma vez perguntaste a ti próprio, ‘se hoje fosse o dia do meu último respiro na terra, para onde iria?’  Tens a certeza que irias para junto de Deus?  Qual a base da tua convicção?  Se a tua resposta é: ‘Eu procuro praticar boas obras’ ,  ‘eu não faço mal a ninguem’, ‘eu amo o meu próximo como a mim mesmo’, enfim… inúmeros mandamentos e boas obras que podemos praticar…

 

Contempla este cenário:

 

Dois homens pecadores foram crucificados pelos seus crimes, um à esquerda e outro à direita na altura que Jesus foi crucificado.  Um dos criminosos insultava a Jesus e disse: “Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo e a nós”.   Mas o outro o repreendeu e disse: “Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?  Nós na verdade, com justiça, pois recebemos o que os nossos atos mereciam.  Mas este nenhum mal fez.”

 

Este, virando-se para Jesus, disse: “Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino.”  Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. Lucas 23:42,43

 

Qual destes dois criminosos teve entrada no Paraíso com Jesus? É claro que foi o que reconheceu a Jesus como Rei e que lhe pediu que se lembrasse dele quando entrasse no seu Reino.  Ele foi salvo por qual obra?  Ele teve tempo de praticar alguma obra para ser salvo? A sua crucificação foi suficiente para o salvar e reverter o crime que ele cometeu?  De forma nenhuma, ele foi salvo simplesmente conforme o contexto bíblico nos indica: Ele temeu a Deus, e reconheceu a Jesus como Senhor e Rei.

 

Então quais são as obras que precisamos praticar para sermos salvos? Apenas uma obra, a obra de crer em Jesus como nosso Senhor e Salvador. A obra de crer que Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação. Que Ele levou todos os nossos pecados e todas as nossas doenças. Que Ele não mais se lembra dos nossos pecados e que está assentado à direita de Deus Pai como nosso Advogado. (Veja Hebreus 8:12 e I João 2:1)

 

Então não é preciso praticarmos boas obras para sermos salvos? Veja a resposta na sua Bíblia Sagrada em Efésios 2:8,9 e Gálatas 2:16.  Os seguidores de Jesus devem praticar boas obras? Em Tito 2: 14 diz Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.”  Não somos salvos pela prática de boas obras, mas somos salvos por Jesus para nos dedicarmos à pratica de boas obras.

 

Oração:     Senhor Deus, a Tua Palavra diz  “Se com a tua boca confessares que Jesus é o Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás, salvo” (Romanos 10:9,10).  Eu confesso com a minha boca que Jesus é o meu Senhor e creio no meu coração que Deus o ressuscitou dentre dos mortos e que eu estou salvo por Jesus que me justificou,  Ámen.

 

Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC