Select Page

MEDITAÇÕES  DA  GRAÇA  DE  DEUS

JUSTIFICAÇÃO EM VEZ DE ANSIEDADE

“Buscai, pois, em primeiro lugar o seu Reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas, portanto não andeis ansiosos”. Mateus 6:33,34

 

O Afonso era um jovem religioso, temente a Deus, procurava em tudo praticar os ensinos bíblicos da melhor forma possível. Um dia perguntaram-lhe que certeza tinha ele da sua salvação.  A sua resposta foi  que ele seria salvo consoante as boas obras que praticava.  Perguntaram-lhe então, que garantia tinha ele que teria praticado as obras suficientes para obter a salvação?

 

Nenhum de nós jamais poderá praticar obras suficientes para nos salvarmos, pois se assim fosse, Deus não teria tido necessidade de enviar o seu único Filho Jesus para morrer pelos nossos pecados.

 

Foi Jesus, o Filho de Deus, quando falava com os seus discípulos que estabeleceu este princípio extremamente fundamental o de o buscar e, por conseguinte,  não andar ansioso.  Esta é a obra a praticarmos,  a de:

 

Buscar primeiro o Reino dos Céus:

Busca a Deus em primeiro lugar na tua vida, fala com Ele, ora, medita e lê a tua Bíblia, a palavra de Deus. Deixa que Deus fale contigo.

 

Buscar a sua justiça:

Busca a justificação* dos teus pecados através de Jesus, não é a tua justiça que deves buscar, não a tua justificação pelas tuas obras, mas sim a justificação através da obra de Jesus na cruz por ti.

 

E todas essas coisas vos serão acrescentadas:

Que coisas? As ansiedades da nossa vida, as preocupações do dia de amanhã, que se resumem no que havemos de comer, beber, vestir… Ele é que acrescenta isso.

 

Ao fazermos assim, isto é, quando buscamos a Deus em primeiro lugar, recebemos através de Jesus o perdão dos nossos pecados e, portanto, passamos a ser justificados por Ele, ficando livres do sentimento de culpa, recebemos o seu poder que nos liberta de uma vida de pecado, e esta justificação faz que  entremos em ‘descanso’,  nada mais nos julga e deixamos de andar ‘ansiosos’, pois Ele, nos acrescenta tudo o que necessitamos.  (Medite ainda na leitura de Mateus 6:25-34)

*significado justificação: (teol.)  “Ação divina que justifica ou torna justo,  isto é, confere a graça ao que a não tinha.” Dicionário Português Porto Editora

 

Oração:   Deus meu e Pai, conforme o ensino na Tua Palavra, eu não quero andar ansioso por coisa alguma, eu quero buscar o Teu Reino em primeiro lugar, a obra da justificação que fizeste por mim através de Jesus, eu te entrego todas as minhas necessidades e preocupações da minha vida, e ao descansar em Ti, eu creio que irás me guiar e acrescentar tudo aquilo que necessito, em nome de Jesus,  Ámen.

Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC