MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS
DISCÍPULO DA LEI OU DA GRAÇA?
“Vos aperfeiçoe em toda a boa obra… operando em vós o que perante Ele é agradável por meio de Jesus Cristo.” Hebreus 13: 21
Certo dia, num sábado, Jesus passou por um mendigo que era cego desde nascença. Jesus operou um milagre na sua vida e o curou. O mesmo milagre obteve dois resultados completamente diferentes, uns creram e outros não creram:
Os que não creram, foram alguns dos fariseus, ainda que viram o mesmo milagre, não acreditaram. Tal obra, segundo eles, não poderia ter sido praticada num Sábado e, portanto, quem a praticára (Jesus) não tinha cumprido com a lei e por conseguinte seria um pecador.
Os que creram, foram os outros que vendo o milagre que Jesus fizera, acreditaram. Para eles, tal obra não poderia ser praticada se não tivesse sido de Deus e não um homem pecador.
O mesmo milagre resultou em dois tipos de discípulos:
Os discípulos de Moisés (da lei) e dos 10 mandamentos, foram os que não creram; e, os discípulos de Jesus (da Graça), os que creram. João 9:28
Para os discípulos da Lei, Jesus disse: “Se fosseis cegos, não teríeis pecado; mas, como agora dizeis: Nós vemos, permanece o vosso pecado”. João 9:41. Jesus aqui se referia a cegueira espiritual, pois eles vendo o milagre da cura do cego, não viam a obra miraculosa de Deus. De igual forma:
Quando vemos a Lei, vemos o nosso pecado, e o nosso pecado permanece.
Mas, quando vemos a Graça de Deus, e permanecemos nela, vemos a Jesus que tirou todos os nossos pecados e sarou todas as nossas enfermidades.
Quando colocamos os 10 mandamentos diante de nós, vemos o nosso pecado e transgredimos quebrando as mesmas como Moisés as quebrou no monte.
Mas, quando olhamos para a cruz de Jesus, vemos que Ele levou todos os nossos pecados sobre si e que ressuscitou dentre dos mortos e vive para todo o sempre!
Quando tentamos cumprir as leis escritas nas tábuas de pedra, falhamos.
Mas, quando estamos debaixo da Graça, Ele escreve no nosso coração e mente as suas leis…(Heb.10:16)
A lei procurou transformar o comportamento de fora para dentro
Mas a Graça veio transformar o pecador de dentro para fora…
Oração: Deus Pai, eu quero ser um discípulo da tua Graça, abre os meus olhos para que eu veja a verdade, escreve no meu coração e mente a tua Palavra e transforma-me de dentro para fora, em nome de Jesus eu te agradeço, Ámen.
Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC