MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS
SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR
“Por isso, vos digo: Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e se abrirá a vós”. Lucas 11: 9
Jesus não sómente ia por todo o lado curando os enfermos, libertando os oprimidos, mas ia pregando e ensinando a palavra de Deus. Sua mensagem transformadora era transmitida com tal poder do Espírito Santo, que todos se maravilham dos seus ensinos, nunca tinham ouvido tal.
Seus discípulos observavam-no em tudo e vendo-o a orar a Deus Pai, um deles disse: ‘Senhor, ensina-nos a orar’. Lucas 11:1 Os ensinos de Jesus vieram de tal forma tão surpreendentes, tão diferentes dos costumes e tradições de muitos deles, que eles sentiram a necessidade de pedir que Ele lhes ensinasse a orar.
Leia em Mateus 6:1-13 a oração modelo que Jesus ensinou do ‘Pai Nosso’. Vemos neste capitulo que Jesus advertiu os discípulos a quando orassem:
- que o não fizessem como os hipócritas em pé nas sinagogas ou nas esquinas pelas ruas para serem vistos pelos homens, antes fazerem-no em privado.
- que não usassem de vãs repetições como os pagãos, pois Deus conhecia todas as suas necessidades mesmo antes de lhes pedirem.
Jesus ilustrou ainda da melhor forma como devemos orar a nível de confiança, Ele disse: “Qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra, ou se pedir peixe, lhe dará um escorpião? … Quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que o pedirem?” Lucas 11:11-13
Qual pai gostaria que seu filho em vez de lhe vir pedir pão, fosse pedir ao vizinho? Ou, em vez de vir pedir pão diretamente a seu pai, fosse pedir o pão na rua ou na praça pública? Que pai gostaria que seu filho lhe viesse ‘mendigar’ o pão, vindo pedir repetidamente, todo esfarrapado, sangrando, rastejando pelo chão de joelhos suplicando?
Por causa desta prática ‘religiosa’ comum entre os pagãos, já nos tempos dos discípulos, Jesus teve que os ensinar como orar. O Apóstolo Paulo, após o encontro que teve com Jesus e sua conversão, advertiu o povo de Deus dizendo: “Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno”. Hebreus 4:16
Jesus ensinou-nos a orarmos e a falarmos directamente com Deus Pai em seu nome. Não é para irmos por intermédio de alguma outra figura religiosa, mas sim diretamente ao Pai em nome de Jesus, não com repetições vãs, repetindo as mesmas orações 10 vezes, mais 5. Fala com Deus, como um filho fala com o seu pai, abre o teu coração a Ele, Ele te ouve e te recebe como filho pelo sacrifício que Jesus fez por ti!
Oração: Senhor, ensina-me a orar. Ensina-me a cada dia como falar contigo, a chegar junto to teu trono com confiança a fim de que eu alcance misericórdia e seja socorrido. Eu te peço que me mostres o caminho a seguir… (faz aqui o teu pedido). Eu recebo pela fé a tua provisão, a tua bênção, em nome de Jesus, Ámen.
Escrituras da Bíblia Sagrada: Almeida edição contemporânea 2a edição
Meditações da Graça de Deus – Amélia Moinheiro
Medita na Graça de Deus – Amélia Moinheiro