MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS
RECEBE O VESTIDO, O ANEL E AS SANDÁLIAS
“O Pai porém disse: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o com ela e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés.” Lucas 15: 22
Jesus foi o próprio que contou a parábola do filho pródigo. Em suma, o filho mais novo, após haver pedido ao pai o que lhe pertencia, foi-se da casa do seu pai tendo desperdiçado todos os seus bens e vivendo de forma irresponsável.
Quando se encontrou sem quaisquer recursos de sobrevivência, desamparado, solitário e sem ter que comer, lembrou-se da casa do seu pai, dos trabalhadores da sua casa que não lhes faltava o pão na mesa!
Pensou voltar para casa do pai, mas desta vez, não como filho da casa antes como um dos trabalhadores assalariados. Achou que jamais poderia ser digno de ser considerado como filho, pois havia desperdiçado a sua herança vivendo de forma indigna.
Assim aconteceu com todos nós, o nosso pecado nos afastou da casa do nosso Pai Celestial, vivendo uma vida em pecado e separados de Deus, passando necessidades, perdidos e desamparados.
Vemos no contexto de Lucas 15: 11-24, que o filho pródigo quando decidiu voltar, vinha ainda a caminho, quando o Pai viu-o ao longe e se encheu de íntima compaixão, correu para ele o abraçou e o beijou! Enquanto o filho procurava dizer que já não era digno… o Pai interrompeu e deu ordens aos seus servos para que lhe colocassem a melhor roupa, um anel na mão e sandálias nos pés.
Mesmo quando nós estávamos longe de Deus, Ele se compadeceu de nós com íntima compaixão, enviou o seu Filho único JESUS para nos trazer de novo para a casa do nosso criador, o nosso Pai.
Fomos vestidos com uma veste nova da justiça de Deus, foi-nos colocado um anel na mão pois fomos recebidos de novo como filhos da casa e foi-nos colocado sandálias nos pés para seguirmos a pisadas de Jesus.
Quando voltamos para casa do nosso Pai, Ele nos recebe em casa como filhos e não como trabalhadores assalariados. Isto é, não podemos praticar por nós próprios as obras para nos tornarmos filhos. “Não por obras de justiça que houvéssemos feito mas segundo a sua misericórdia … ele nos salvou.. por meio de Jesus Cristo”. Tito 3:5,6
Oração: Meu Deus e Pai, tu me reconciliaste contigo por meio de Jesus, me recebeste como teu filho, me vestiste de novo, um anel colocaste e sandálias nos meus pés. Ensina-me agora seguir as pisadas de Jesus. Ámen.
Escrituras da Bíblia Sagrada: AA, AR, NTLH, NVI, EdCom.