Select Page

MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS

COISAS DIFERENTES, ESTAÇÕES DIFERENTES

Na fábula do ‘peixe e da frigideira’ a menina perguntou à māe porque é que ela cortava a cabeça do peixe e o rabo antes de o fritar. A mãe não sabia, aprendera assim de sua mãe. A avó, depois de questionada, também não sabia, aprendera assim de sua mãe. Surpreendidas, foram perguntar à bisavó. Esta, por sua vez, respondeu: “Eu fazia assim, porque a frigideira era muito pequena e o peixe não cabia’. Os peixes foram decapitados por gerações à toa.

 

Em cada estação, o agricultor faz coisas diferentes. As coisas que faz, ele as faz de acordo com a estação, e não as volta a repetir na estação seguinte, antes, pelo contrário, faz algo diferente e apropriado de acordo com a estação que se lhe apresenta. Por muito bom sucesso que tenha tido numa determinada estação, o repetir o mesmo processo na estação seguinte poderá ser desastroso.

 

O sábio Salomão escreveu: Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de prantear, e tempo de dançar;  Eclesiastes 3: 1,2,4   Como podemos conhecer o nosso tempo e nos equiparmos adequadamente? As circunstâncias à nossa volta é que nos mostram o ‘tempo’ onde nos encontramos. Por muito adversas as condições do tempo à tua volta, circunstancias hostis que te ameaçam, sentes-te amedrontado perante a imensidão de deveres e responsabilidades… intimidado nos relacionamentos, enfim…

 

Lembra-te que não podes controlar o que se passa à tua volta,

Só podes controlar o que se passa dentro de ti

 

  Para cada estação que enfrentas, precisas fazer como o agricultor:

 

Semeia a Palavra de Deus no teu terreno, na tua necessidade

Descansa depois de semeares a Palavra, deixa que Deus atue

Rega a Palavra que semeaste, ao confessares vida sobre o terreno

Colhe o fruto da Palavra que semeaste, e sê saciado!

 

Vemos na Bíblia, José em casa de seu pai era o filho preferido e o irmão mais detestado. Depois de vendido, como escravo na casa de Potifar aprendeu a gerir os haveres do seu mestre e passou a ser o servo preferido. Foi acusado injustamente e foi parar na prisão. Na prisão o seu dom foi conhecido, a interpretação divina de sonhos, que resultou em ser promovido a Primeiro Ministro do Egito!   Na estação onde te encontras, por muita dor que sintas, confia essa dor a Deus, entrega-lhe o teu caminho, aplica a Palavra especifica nessa situação especifica,e aguarda n’Ele.

 

Oração: Na tua Palavra Senhor diz que aqueles que semeiam em lágrimas colherão em alegria. Senhor, eu entrego-te todas as minhas lágrimas, as minhas mágoas, as minhas perdas, vem pelo teu Espírito Santo operar a tua Palavra em minha vida para que possa colher em alegria, em nome de Jesus Ámen!

Medita na Graça de Deus – Amélia Moinheiro