MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS
SALDO CRÉDITO
“No entanto, aquele que não trabalha, mas crê em Deus que justifica o ímpio, a sua fé lhe é creditada como *justificação.
Assim, também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus credita a *justificação sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas e cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não credita o pecado.” 1
Interessante de notar a origem dos termos contabilísticos débito e crédito. A palavra ‘débito’ vem da raiz latina debere ‘dever’, e a de ‘crédito’ da raiz credere ‘crêr’.
Como está o saldo da tua fé? Saldo debere ou credere? Segundo a escritura bíblica acima aquele que “crê em Deus que justifica o ímpio, a sua fé lhe é creditada …” (significado de ímpio: herege, quem não tem fé, perverso, ofende os pais a moral a justiça) 2.
Portanto quem crê em Deus que justifica o ímpio, a sua fé lhe é creditada…
‘Crê’, ‘a-credita’ que é Deus que justifica o ímpio, não diz que Deus justifica o justo, pois o justo não precisa ser justificado. Portanto, o pecador que recorre a Deus arrependido e crê em Jesus Cristo, esse é justificado e a fé lhe é creditada.
Os dois homens que subiram ao templo para orar, um fariseu e o outro um publicano, o publicano batia no peito e pedia a Deus a sua misericórdia pois era pecador enquanto que o outro dizia quantas vezes jejuava por semana, que dava esmolas e que não era como o publicano pecador. Jesus disse que destes, o que saiu justificado, foi o publicano pecador. 3
Nos livros contábeis, os débitos se inscrevem no lado esquerdo das contas, e os créditos, no lado direito. Sabias que Jesus Cristo está sentado no Trono à direita de Deus Pai? É Ele que te credita diante do Pai, te justifica por crêres nêle?
Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual… está assentado à direita do trono de Deus.4
E, juntamente com ele, (Jesus) nos ressuscitou, (para uma nova vida) e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.5
Oração: Deus Pai, eu creio no teu Filho Jesus Cristo como meu Salvador e meu Senhor, no teu perdão dos meus pecados, no poder da Tua Salvação para viver uma nova vida em Cristo Jesus. Vem Precioso Espírito Santo de Deus operar em mim, lembrar-me da justificação, libertar-me de toda a condenação e do sentimento de culpa, em nome de Jesus, Ámen!
*justiça; 1 Romanos 4:5-8 AEC ; 2Dicionario Português online; 3Lucas 18:10-14; 4 Hebreus 12:2 AA; 5Efésios 2:2 RA
Medita na Graça de Deus – Amélia Moinheiro