MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS
‘BURNOUT’ EMOCIONAL, MENTAL? Parte 1
Em diversos países o termo ‘burnout’,1 está a ser utilizado na legislação laboral, no que diz respeito ao ‘burnout profissional’ – a ‘doença trabalhista’. Algumas profissões são consideradas mais comumente susceptíveis a apresentarem esta síndrome, especificamente os profissionais da saúde em geral, educação, segurança publica, advogados…
A Síndrome de Burnout, é “um distúrbio psíquico de carater depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso cuja causa está ligada à vida profissional”.2
Os níveis do performance esperado, a necessidade da auto afirmação, o desempenho profissional e financeiro, levam muitos a cargas horárias excessivas e desgastantes acabando em burnout. Quando não identificado e tratado a tempo pode mesmo resultar em colapso físico e mental, estágio este considerado de emergência, com necessidade urgente de acompanhamento médico e psicológico
Gostaria aqui de adicionar ás demandas do dia a dia, não só os de caráter profissional, mas os de ordem social e emocional, nos relacionamentos, as preocupações da vida como pais e em geral, levam-nos tão facilmente a um ponto de exaustão.
Como melhor encarar os constantes desafios da vida? O não enfrentar, o isolamento, a negação consciente ou inconsciente, o procurar agradar a todos são estratégias empregadas por muitos mas que não resultam!
COMO SAÍR DAS ‘FORNALHAS’ DA VIDA SEM SER QUEIMADO, OU CHEIRAR A FUMO? (cont. meditação anterior: Burnout ‘O Teste Ardente’)
Da mesma forma que o burnout profissional tem haver com carga excessiva de trabalho, o burnout em todas as outras áreas da nossa vida tem haver com a carga excessiva de preocupações, cuidados, pesos que carregamos, são as tais fornalhas da vida que podem levar-nos ao burnout. Como sair sem ser queimado ou até mesmo cheirar a fumo?
Por muito complexo que seja o problema o ‘remédio’ acaba até por ser muito simples e, em poucas palavras, Jesus dirigiu-se à multidão, que em seu tempo de ‘lazer’ ao ar livre, o questionava neste tema. Quando foi o teu último tempo de lazer, ao ar livre, a contemplar a natureza?
Jesus disse-lhes: “ Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Continua prox. Meditação…
Oração: Senhor Deus, os teus pensamentos são mais elevados que os meus! Eu venho dar-te a primazia dos meus pensamentos neste dia, venho entregar-te as minhas dificuldades, todos os meus temores! Vem pelo teu Espírito me aquietar, Espírito Santo de Deus, vem falar ao meu coração, controlar as minhas emoções, que eu possa sossegar em Ti e confiar que estás no controle da minha vida, em nome de Jesus, Ámen!
Se não recebeste a meditação ‘burnout’ – o teste ardente, visita o blog medita-na-graca-de-deus.co.za
1O termo burnout é mantido em Português, por não existir uma palavra em Português que sintetize devidamente esta síndrome; 2Wikipédia; 3Mateus 6:26,27,28,30
Escrituras da Bíblia Sagrada: Edição AA, NVI, Revista Almeida, NTLH
Envia esta meditação para teus familiares e amigos e convida-os a se subscreverem abaixo
Medita na Graça de Deus – Amélia Moinheiro