MEDITAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS
O QUE SE ENCONTRA NA TUA BARRA DE MENU?
Vivemos na era da informação e tecnologia onde todos nós, de uma ou de outra forma, tivemos que nos adaptar. Até a língua portuguesa sofreu a sua influência e teve que importar variados ‘inglesismos’ da IT.
Se solicitasses um programador para colocar o teu ‘perfil pessoal’ num website na internet, como melhor gostarias de ser representado? De certo que escolherias a melhor foto e, o que porias na tua barra de menu?
Cada um de nós tem a sua personalidade, o seu temperamento individual, formas de reagir, de responder e de se expressar. De uma forma figurativa, é como se todos nós temos a nossa ‘barra de menu’ individual…
Já alguma vez alguém te disse ‘Não carregues nos meus botões errados!’ Ou, alguma vez carregaste num botão na ‘barra de menu’ com os dizeres ‘Bondade’ e de seguida deu-se a maior explosão? Será que nós conhecemos o que se encontra na nossa própria ‘barra de menu’? Quando alguém nos ‘pressiona’ com mais dureza, damos uma resposta torta, alguém prime a tecla ‘Paciência’ e resulta em palavreado torpe ou irritação?
O Salmista Davi, disse: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. 1
Há coisas dentro de nós, bem no fundo do nosso ser que nem nós mesmos sabíamos que se encontravam lá. Certas circunstancias na vida, tempestades, mudanças de curso… enfim, trazem ao cimo o que desconhecíamos de nós próprios.
Na nossa ‘barra de menu’ os dizeres que se encontram lá nem sempre correspondem própriamente com todas as ‘legendas’. É necessário fazermos uma introspeção, tal como Davi, e pedir a Deus que nos sonde, que conheça o nosso íntimo e nos transforme.
A fim de nos transformarmos á imagem de Jesus Cristo, não apenas a nossa foto, a nossa semelhança, mas todo o nosso ser, necessitamos do Espírito Santo de Deus. É ele que nos transforma segundo o poder da Palavra de Jesus Cristo, e que opera em nós os frutos do Espírito, os ‘botões chave’: A paz, a paciência, o amor, a gentileza, o perdão, a temperança, a esperança, bondade, mansidão, fidelidade, alegria, auto controle.
Não é o usuário da nossa ‘barra de menu’
que define o nosso comportamento, as nossas ações, mas somos nós!
Ao orares e dependeres da Graça de Jesus, deixa que seja o Seu Espírito Santo a te moldar, a transformar todo o teu ser segundo a imagem de Jesus Cristo!
‘Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos… 2
Oração: Vem Senhor sondar o meu coração, o meu íntimo, vê se há em mim algum caminho mau, e vem com o teu poder operar a transformação do meu ser, a minha forma de reagir, de falar, de pensar, de atuar… e nisto todos conhecerão que sou teu (tua) discípulo (a) ao manifestares o teu amor através de mim, em nome de Jesus, Ámen!
1Salmos 139:23,24 NVI; 2João 13:35
Medita na Graça de Deus – Amélia Moinheiro