O SOPRO DE DEUS

“Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente”. Genesis 2:7

 

Havia um homem que se encontrava numa situação desesperadora. Perdera os seus filhos,  o seu negócio, os seus amigos e a sua própria mulher desistiu dele. Por fim, sozinho e abandonado por tudo e por todos, desenvolveu uma doença incurável e a mais amedrontadora do seu tempo. No seu estado, Jó,  orou a Deus e disse: “Lembra-te, ó Deus, de que a minha vida é um sopro…” Jó 7: 7.

 

Vemos no Livro de Jó, onde ele diz: “O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida”. Jó 33:4   Mais adiante, faz referência à grandeza de Deus:  “O sopro de Deus produz a geada, e as grandes águas são congeladas”. Jó 37:10

 

Ezequiel deparou com outra situação já no seu fim, não restava mais nada a fazer,  pois já não havia mais vida. Encontrava-se num vale cheio de ossos secos. Deus disse-lhe, profetiza sobre estes ossos: “… Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam… e o espírito entrou neles e viveram, e se puseram em pé…” Ezequiel 37: 1-14

 

Daniel, desfalecido, encontrava-se numa situação onde disse:  Já não resta força em mim, e não ficou em mim fôlego”.  Dan. 10:17  Há alturas na nossa vida onde nos sentimos sem forças para continuarmos a nossa corrida, é como quase que nos falta o ar para respirarmos, alturas onde nos encontramos, onde parece que o ‘fôlego da vida’  nos está a faltar.

 

Pode ser uma doença que estamos a enfrentar ou a dalgum familiar que nos é muito querido,  ou até mesmo a sua perda, pode ser um filho ou filha que se tenha perdido vivendo de forma rebelde ou até mesmo um casamento ou vida familiar que esteja a se desmoronar, uma depressão,  ou a perda de um emprego e recursos financeiros, enfim, um sonho, uma visão perdida sem esperança, sem futuro.

 

Como devemos nós enfrentar desde as menores às maiores batalhas da nossa vida?  O Salmista disse: “Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens, têm boca, mas não falam; tem olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem: não há fôlego algum na sua boca.” Sal. 135:15-17. Será que estes nos ajudarão?

 

O único que tem o “fôlego da vida” é Deus, o Criador do céu, da terra e de toda a humanidade.  Ele enviou a Jesus Cristo para nos mostrar o caminho, deu a sua vida na cruz por nós e Deus o ressuscitou dentre os mortos.  Antes de voltar para o Céu junto do Pai, apareceu aos seus discípulos e disse-lhes: “Paz seja convosco… dizendo isto, soprou sobre eles o Espírito Santo”. João 20:22

 

Ao leres esta meditação, será que te encontras numa situação onde careces do ‘sopro de Deus’ sobre a tua vida e ou circunstancias?  Faz então esta oração:

 

“ Deus meu e Pai, vem soprar o teu Espírito sobre mim, sopra sobre a minha vida sobre (diz qual a circunstancia), sopra o fôlego da vida, a força que necessito e manifesta o poder redentor do teu Filho JESUS em mim. Eu recebo o teu Espírito e me rendo a Ele e permaneço no amor e paz em Jesus Cristo. Ámen.”

 

Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC