CATIVO  DE  DEPRESSÃO?

Parte II

José era o filho preferido do seu pai, e como tal, o seu pai deu-lhe uma túnica de honra a qual ele tinha muito gosto em usar. Passou a ser deveras invejado por seus irmãos os quais não falavam com ele pacificamente. José teve alguns sonhos os quais partilhou com seus irmãos, e eles mais o detestaram.

 

Em resumo aos eventos que se desenrolaram a seguir, José passou a experimentar as mais adversas e assustadoras circunstâncias que jamais esperara.  Foi ‘despido’ de sua túnica, lançado numa cova, depois vendido como escravo para o Egipto.  Entretanto, escravo do Capitão da Guarda Egípcia, cobiçado pela mulher do Capitão, caluniado pela mesma, quase que sentenciado à morte, tendo apenas conseguido escapar com sua vida, foi encarcerado numa prisão! Longe dele tais acontecimentos haverem feito parte dos seus sonhos!

 

Não há assim própriamente registo da condição emocional de José,  ao lermos na Bíblia, no Livro de Génesis 37 – 50, apenas “Deus me fez esquecer toda a minha dor” e “Deus me fez crescer, na terra da minha aflição”.  José sem duvida teve momentos de grande angustia após ser rejeitado por seus irmãos, vendido numa terra estrangeira em praça publica como escravo e como se vendiam os animais!

 

Se compararmos a vida do Profeta Jonas com a de José, encontramos algumas características de diferença:

 

Jonas   – Ficou sem propósito na sua vida (fugiu), deixou de colocar os olhos em Deus e sentiu-se ‘banido dos olhos de Deus’ rejeitado,  deprimido.  Jonas 2:4

José     – Os seus sonhos eram o propósito da sua vida, ele colocou seus olhos e confiança em Deus. Sabia que Deus era com ele e o fazia prosperar. Génesis 39:23

 

O que é que a Graça de Deus tem haver com este tema de ‘depressão’? Tem tudo. Deus é o nosso Criador, e não nos criou como ‘robôs’, com um ‘chip’, que a qualquer momento, Ele substitui o ‘chip’, com uma nova programação, e está tudo resolvido.  Ele criou-nos seres espirituais, em forma humana e com emoções.  Somos corpo, alma e espírito. Lemos em 3 João 1:2  “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”.

 

Depressão pode ser causada por um desequilíbrio ou condição física, pode ser causado por algum trauma ou pressão emocional, e podemos ser sarados, libertos,  através de Jesus ou através de intervenção médica, ou um psiquiatra, pois Deus também usa os médicos. Como seres espirituais, o nosso espírito necessita estar vivo e comunicar com o Espírito de Deus.

 

Foi tudo isto que Jesus veio fazer na cruz por nós, veio vivificar o nosso espírito,  que estava morto nos nossos pecados, veio sarar e libertar o nosso corpo e a nossa alma, e veio-nos dar a razão de viver, o propósito da nossa vida. Jonas foi chamado para Profeta, José para ‘Primeiro Ministro’ do Egipto. Qual é o teu propósito na vida? Quais são os teus sonhos? Qual o motivo da tua existência?

 

Oração:  Deus Pai,  segundo o propósito da tua vontade, através de Jesus, eu fui elegido (a) para ser teu filho (a),  eu coloco os meus olhos, a minha esperança em ti unicamente,  vem me guiar no meu caminho e mostrar o propósito da minha existência, tira de mim toda a tristeza e liberta-me de qualquer opressão ou depressão em nome de Jesus,  Ámen.  Leia ainda: Efésios 1:4-6

Escrituras da Bíblia Sagrada – Edição: AA, AR, NTLH, NVI, EC