MEDITAÇÕES  DA  GRAÇA  DE  DEUS

QUANDO ORARES, PERDOA

“E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas”. Marcos 11:25

 

Porque será que Jesus assim nos ensinou quando orarmos, se temos alguma coisa contra alguém, devemos perdoar?  Será que é assim tão importante? Se não o fizermos, será que nos trará consequências?

 

Existem quatro ‘portas de entrada’ em nossa vida pelas quais podemos ser afectados fisicamente, mentalmente e espiritualmente, trazendo repercussões resultantes de nossas ações ou as de outros.  São elas: (1) O pecado que nós mesmos cometemos, (2) O pecado que os outros cometem contra nós (ofensas), (3) Os pecados dos nossos antepassados, (4) Experiências traumáticas ou acidentes.

 

Apenas falaremos aqui no ponto (2). Quantas vezes temos colecionado e entesourado no nosso coração certos acontecimentos negativos, mágoas, traumas resultantes também de ofensas.  Consequentemente, estas tem resultado em ansiedades, tristezas, stress, preocupações, causando doenças físicas, como úlceras, problemas cardíacos e outros; doenças mentais, entre várias, depressão.

 

É de vital importância o perdoarmos as ofensas dos outros, pois ao fazermos, deixamos de carregar em nós próprios tal ofensa, libertamo-nos de tal fardo que nos pesa, que nos coloca para baixo, ficando livres de seu conteúdo e de que fomos vítima.

 

Tens sofrido de alguma doença física, mental? Procura descobrir quando é que essa doença passou a se manifestar. Terá sido numa altura critica familiar, ou de qualquer situação conflituosa e ofensiva? Mesmo que não tenhas sofrido consequências resultantes de ofensas causadas por outros, somos instruídos por Jesus, ao orarmos, a perdoar assim como Ele nos perdoou.

 

O peso que sai de cima de nossos ombros quando perdoamos, a tranquilidade, paz e sossego que trás à nossa alma e nosso espírito, vale por tudo o perdoarmos.

Perdoar é como  um ‘desintoxicar’ daquilo que nos era ‘tóxico’.

É para o nosso próprio bem estar que o devemos fazer.

 

Perdoar não é um sentimento mas sim uma decisão. Decidimos fazê-lo unicamente porque Jesus disse para o fazermos.  Só nos é possível perdoar porque Jesus nos perdoou tambem e nós podemo-lo fazer na sua força e seu poder.

 

Uma vez os discípulos de Jesus perguntaram-lhe até quantas vezes devemos perdoar?  Até sete? Jesus respondeu:  “Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete”.  Mateus 18:21

 

Faz esta oração: Deus meu e Pai, tu me perdoaste através do teu Filho Jesus Cristo e eu recebi este teu perdão. Eu decido neste dia perdoar as ofensas de todos aqueles que me tem ofendido (nomeia aqui alguém ou alguma situação que te lembres). Eu escolho viver uma vida em perdão, tira todas estas mágoas, tristezas, lembranças do meu coração. Vem me libertar de todas e quaisquer circunstancias que resultaram destas ofensas. Sara-me de todas as enfermidades e doenças pelo Nome e Sangue de Jesus, Ámen.

 Oração:              …………  Ámen.

Medita na Graça de Deus – Amélia Moinheiro